domingo, 30 de abril de 2017

Encontro KIDS --- "DEUS CHAMA GIDEÃO" --- 30 de abril de 2017

A história de hoje está na Bíblia nos livros de Josué 23, 24 e Juízes 6.1-24

Depois da vitória em Jericó ainda havia muitos lugares a serem conquistados na terra de Canaã. Mas o Senhor Deus deu aos israelitas toda a terra que havia prometido. Nenhum dos inimigos conseguiu resistir, pois o Senhor deu ao povo a vitória sobre eles. Deus deixou que o povo de Israel vivesse em paz com os inimigos ao seu redor.
Os anos foram passando, Josué já estava velho e sentia que logo iria morrer. Ele reuniu todo o povo para falar coisas muito importantes.
Recordou os grandes milagres do Senhor quando saíram do Egito até entrarem em Canaã, a terra prometida. Lembrou a todos que Deus havia cumprido todas as Suas promessas – não falhou em nenhuma.
Josué continuou ensinando o que deveriam fazer. E também, o que não deveriam. Os israelitas tinham muitos vizinhos que não amavam a Deus e adoravam ídolos.  Deus havia dado uma ordem a respeito dos ídolos, que está escrita em Êxodo 20.3-5 “Não terás outros deuses diante de mim ... Não farás para ti imagem de escultura ... Não adorarás ...” Por isso Deus não queria que Seu povo se misturasse com os vizinhos, para não se afastar dEle, adorando ídolos também. Qualquer ídolo deveria ser destruído, e corajosamente Josué disse: “Quanto a mim, escutem! Eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24.15). Ele disse ainda que se desobedecessem a Deus seriam castigados e expulsos daquela terra (Josué 23.16). Porém, se fossem obedientes, seriam abençoados.
O povo respondeu: “Nunca poderíamos pensar em abandonar o Senhor para servir outros deuses! Ao Senhor, nosso Deus, serviremos e obedeceremos à sua voz.”
Depois disso Josué colocou uma grande pedra debaixo de uma árvore para servir de testemunho do acordo que fizeram com Deus.
Com idade de 110 anos, Josué morreu. Durante toda a sua vida foi fiel a Deus e bom líder do povo.

Depois que Josué morreu o Senhor Deus deu ao povo de Israel líderes fortes, chamados juízes, que os salvaram dos que os atacavam e roubavam. O Senhor lhes dava um líder e o ajudava. Enquanto esse líder vivia, o Senhor salvava o povo dos seus inimigos. Ele tinha pena dos israelitas porque eles sofriam na escravidão. Mas, quando o líder morria, eles desobedeciam às ordens de Deus e se afastavam dEle.
Não quebraram os ídolos e seus altares, mas os serviam e adoravam, e estavam se casando com pessoas dos povos idólatras.
O povo de Israel pecou contra Deus, e por isso, Ele deixou que o povo de Midiã os dominasse. Os israelitas plantavam muitas coisas em suas terras. E o povo midianita ficava olhando tudo o que eles faziam. Então, quando chegava a época da colheita, os terríveis midianistas se reuniam em bando e invadiam as plantações dos israelitas. Levavam os povos vizinhos com eles – os amalequitas – e outros mais! Depois que destruíam toda a plantação, também roubavam as ovelhas, os bois e os jumentos. Não ficava nada para o sustento dos israelitas.
Depois de tanto sofrimento nas mãos dos midianitas, o povo de Israel finalmente se lembrou de Deus e clamou por socorro.
Então Deus enviou um anjo para falar com um homem chamado Gideão, que pertencia ao povo de Israel. Gideão estava escondido tirando os grãos do trigo para alimentar sua família, quando viu um anjo debaixo de uma árvore, dizendo:
O Senhor é contigo, homem valente” (Juízes 6.12).
Você deve estar pensando: Se Gideão era valente, por que estava escondido? Deus sabia que podia usar Gideão para ajudar o povo de Israel, pois conhecia o seu coração.
O anjo disse que Gideão iria salvar sua terra e o povo de Israel dos seus inimigos. “Deve haver algum engano, pensou Gideão”.
Mas o anjo disse que era Gideão quem Deus havia escolhido, e Gideão salvaria a terra sem muitas pessoas para ajudá-lo. Depois o anjo foi embora.
Mas Gideão ainda não conseguia acreditar que Deus tinha falado com ele. Assim pediu uma prova a Deus.
“Se você de fato quer que eu lute contra os midianitas, então me dê um sinal” – disse ele a Deus.
Naquela noite Gideão estendeu um pelego de ovelha no chão fora da caverna. De manhã, o pelego estava molhado de orvalho, mas o chão ao redor estava seco.
Mas Gideão ainda não conseguia acreditar que Deus tinha falado com ele.
“Tenho que ter certeza” – disse ele a Deus. E estendeu novamente o pelego lá fora.
“Não fique zangado comigo” – disse ele. “Você poderia fazer a mesma coisa ao contrário?”
Na manhã seguinte o pelego estava seco e a terra ao redor estava molhada de orvalho! Agora Gideão tinha certeza absoluta.

Com este vídeo você pode imaginar como tudo aconteceu ...



Atividade: Clipe para segurar papéis no formato de Anjo. Você vai precisar de: 1 grampo de roupas, um macarrão gravatinha, limpador de cachimbo dourado, um círculo de papel branco com 2,5 cm de diâmetro, gliter dourado, cola e canetinhas.



Com amor,


Encontro Kids e Babies

Nenhum comentário:

Postar um comentário