domingo, 7 de maio de 2017

Encontro KIDS --- "GIDEÃO LUTA POR DEUS" --- 07 de maio de 2017

Na história de hoje, veremos que Deus quer que Gideão forme um exército e lute contra os midianitas para acabar, de vez, com o sofrimento do povo de Israel. Esta história está está escrita em Juízes 7, na Bíblia.

Gideão ouviu falar que os midianitas planejavam um novo ataque. Então tirou os israelitas de seus esconderijos e os aprontou para a luta. Formou um exército de 32 mil de homens.
O exército dos midianitas era enorme e poderoso! Imaginem a surpresa de Gideão quando Deus disse: “Você tem gente demais, e por isso não posso deixar que vocês derrotem os midianitas. Se eu deixasse, vocês poderiam pensar que venceram sem a minha ajuda. Anuncie ao povo o seguinte: Quem estiver com medo, que saia e volte para casa” E assim, 22 mil homens voltaram para casa. Então, quantos soldados ficaram? 10 mil! Deus continuou dizendo: “Ainda é gente demais. Leve todos até as águas, e ali eu separarei os que irão com você”. Havia apenas 10 mil homens para lutar contra um exército super numeroso. Gideão obedeceu sem reclamar. Enquanto os homens bebiam água, Gideão observava, e ele percebeu que somente trezentos lamberam a água, levando a mão à boca. Então Deus disse: “Com estes trezentos homens que lamberam a água, eu libertarei vocês e lhes darei a vitória”. Mas só trezentos homens para lutar contra um exército tão grande?
Naquela mesma noite, Deus mandou Gideão atacar os midianitas. Disse ainda que fosse ao acampamento inimigo, com o seu ajudante, e lá teriam uma prova de que venceriam. Gideão foi, e lá se escondeu. Então um homem comentou um sonho que teve. A interpretação desse sonho era que Gideão iria vencer a batalha. Ao ouvir isso, Gideão adorou, louvando e agradeceu a Deus. Sem medo, nem dúvida, Gideão voltou ao acampamento e chamou todos para a batalha. O Senhor não deu um grande exército a Gideão, mas lhe deu fé.
O exército foi dividido em três grupos de cem homens. Cada homem tinha na mão uma trombeta e um vaso de barro vazio, com uma tocha acesa dentro. Que armas estranhas, não? Mas Deus queria lhes mostrar que ganhariam não por eles mesmos, mas pelo Seu poder. Gideão disse: “Fiquem atentos e façam o que eu fizer; quando eu tocar a trombeta, toquem também e gritem: Pelo Senhor e por Gideão!” Em silêncio, Gideão e seu pequeno exército cercaram o exército inimigo. Era noite e quase todos dormiam. De repente, os trezentos homens tocaram as trombetas. Os midianitas acordaram assustados com o barulhão!
Em seguida, quebraram os vasos de barro e fizeram um barulho enorme. A luz das tochas que estavam nos vasos, iluminou todo acampamento e ouviu-se o grito: “Pelo Senhor e por Gideão!” Os midianitas ficaram apavorados, corriam sem direção e lutavam entre si numa grande confusão. Eles achavam que em cada tocha havia um grupo de soldados. Os trezentos homens ficaram parados, em seus lugares, vendo os inimigos matarem um ao outro. Os que não morreram nesta confusão, tentaram fugir. Só e então, os israelitas foram atrás deles.
Os israelitas dançaram e festejaram a vitória. Eles estavam contentes que Gideão teve coragem suficiente para obedecer a Deus e ser o chefe deles.
“Estamos muito arrependidos por termos sido desobedientes”, disseram eles a Deus. “Agora queremos ser Seu povo na terra que você nos deu”.

Às vezes, como Gideão, enfrentamos lutas difíceis. Essas lutas podem ser doenças, a perda de alguém, e até mesmo ataques do nosso inimigo, tentando nos afastar de Deus. Devemos sempre confiar no Senhor, sabendo que dEle provém toda nossa força. Sozinhos não conseguiremos nada. Com Deus, somos vitoriosos.

Neste vídeo você pode assistir esta incrível batalha.



Atividade: Pintar vasos de barro, para lembrar dos vasos utilizados para esconder as tochas na batalha que libertou os israelitas dos midianitas.



Com amor,



Encontro Kids e Babies

Nenhum comentário:

Postar um comentário