domingo, 23 de abril de 2017

Encontro KIDS --- "A BATALHA DE JERICÓ" --- 23 de abril de 2017

Esta história está escrita na Bíblia em Josué 23, 4, 5, 6.

Vocês lembram que o povo de Deus estava fazendo uma viagem?
Vocês lembram para onde o povo estava indo?
Em Canaã, havia muitas cidades, e Josué, o novo líder, iria começar a conquistar a terra. A primeira cidade que o povo de Deus iria invadir era Jericó.
Já imaginaram, conquistar uma cidade sem conhecê-la? Será que os moradores iriam permitir que um povo inimigo invadisse sua cidade para tomá-la? Essa seria uma tarefa muito difícil. Mas Josué podia contar com a direção de Deus, que estava com ele e certamente o guiaria nessa missão.

Josué, que era um líder sábio, antes de invadir a cidade, mandou que dois homens fossem espioná-la. Os israelitas precisavam de informações para ver como invadiriam a cidade. Jericó era cercada por uma grande muralha, que era vigiada constantemente por soldados. Mas apesar do perigo, os espias conseguiriam entrar e pensaram que ninguém havia percebido.
Ao entrar em Jericó, os espias se hospedaram na casa de uma mulher chamada Raabe. A casa dela foi construída encostada na muralha da cidade. Raabe era uma mulher que não conhecia a Deus e vivia em pecado.
Quando os espias chegaram a sua casa, alguém os viu e contou ao rei. Imediatamente, o rei mandou soldados para prendê-los. Mas Raabe foi muito corajosa e escondeu os espias debaixo das varas de linho no terraço. Quando os soldados chegaram, Raabe falou que os espias haviam estado ali, mas que tinham ido embora. Os soldados acreditaram e saíram por toda parte à procura deles.
Antes que os espias dormissem, Raabe foi ao esconderijo falar com eles. Ela contou que sabia o que eles estavam fazendo ali na cidade, pois tinha ouvido falar sobre os israelitas, desde quando saíram do Egito, e sobre as maravilhas que Deus havia feito ao Seu povo. Raabe disse “Quando ouvimos essas coisas, perdemos a coragem e todos nós ficamos com muito medo por causa de vocês. O Deus de vocês, o Senhor, é Deus lá em cima no céu e aqui em baixo na terra” (Josué 2.11).
Raabe tinha certeza de que Deus ajudaria os israelitas a destruir a cidade dela e então pediu que os espias fizessem um juramento em nome de Deus: “Prometam que vão ser bons para minha família assim como eu os tratei com bondade. Salvem a minha família!” E, eles prometeram que a família dela seria salva.  
Raabe então pôs uma corda vermelha na janela e eles fugiram por ali. O cordão deveria estar amarrado na janela quando eles atacassem Jericó. Assim, os israelitas saberiam onde era a casa dela e eles seriam salvos. Raabe deveria permanecer dentro de casa com toda a sua família até que a cidade fosse destruída.
Raabe teve fé em Deus, confiou nos espias e os orientou a ficar escondidos durante três dias nas montanhas antes de voltarem ao acampamento dos israelitas.
Os espias voltaram ao acampamento com boas notícias. Contaram a Josué como Raabe foi corajosa e salvou a vida deles. Contaram também como o povo de Jericó estava com medo deles e que certamente o Senhor lhes daria a vitória.
Por casa de sua fé em Deus, a vida de Raabe mudou, e ela se tornou uma nova mulher.

Mas para entrar nessa terra tão esperada e ser vitorioso, o povo tinha que vencer alguns obstáculos.
O primeiro obstáculo a ser vencido era atravessar o rio Jordão, que naquela época estava muito cheio e muito fundo. Como o numeroso povo de Israel conseguiria atravessá-lo?
Josué era um homem de muita fé e tinha certeza de que Deus iria fazer alguma coisa. Então ele disse ao povo: “Purifiquem-se porque amanhã o Senhor fará grandes coisas entre vocês” (Josué 3.5).
Josué instruiu os sacerdotes a irem à frente do povo levando a arca da Aliança do Senhor. A arca simbolizava a presença de Deus no meio do Seu povo.
Assim que os sacerdotes pisaram nas águas do Jordão, imediatamente elas pararam de correr e se amontoaram de um lado, formando uma parede, e do outro, um caminho por onde todo povo passou sem sequer molhar os pés. Foi algo maravilhoso, uma prova de que o Senhor estava com o Seu povo e lhe daria a vitória.
Quando todos passaram, o rio voltou ao seu curso normal. Chegando à outra margem, os israelitas ficaram durante algum tempo acampados. Lá comemoraram a saída do Egito e comeram alimentos daquela terra, Que alegria! Puderam comer frutos daquela terra depois de terem comido durante tantos anos somente o maná, que cessou porque não precisavam mais dele! Como Deus é bom!
Enquanto atravessaram o rio, Josué mandou que um representante de cada tribo de Israel levasse do rio uma pedra. Foram ao todo doze pedras, uma para cada tribo. Josué as usou para construir uma coluna, que serviria de lembrança para que o dia que atravessaram o rio Jordão jamais fosse esquecido.
Quando os reis das nações vizinhas ficaram sabendo o que Deus havia feito para o povo de Israel, ficam com muito medo.
O rio Jordão foi o primeiro obstáculo vencido pelos israelitas. Havia, porém mais outro: a cidade de Jericó que o povo tinha que conquistar. Jericó, era uma cidade cercada por uma muralha muito grande e forte. Os habitantes de Jericó, sabendo que os israelitas iriam invadi-la fecharam suas portas. Ninguém entrava ou saía da cidade.
Mas Deus estava com o Seu povo e disse a Josué que lhes daria a vitória. Então Josué reuniu os sacerdotes e os israelitas. Ele ordenou que os sacerdotes levassem a arca da Aliança, que simbolizava a presença de Deus, e sete sacerdotes tocariam trombetas. Eles marchariam na frente do povo. Todos deveriam marchar dando uma volta ao redor da muralha de Jericó a cada dia. O povo deveria marchar em silêncio. Todos deveriam fazer isso durante seis dias. No sétimo dia iriam dar sete voltas; na última volta, ao ouvir o som das trombetas, todos deveriam gritar bem alto. Que ordem estranha, não? Conquistar uma cidade sem lutar? Eles fizeram exatamente o que Josué mandou, e no sétimo dia, depois de gritarem bem alto, algo impressionante aconteceu: a muralha da cidade caiu! Será que foram os gritos dos israelitas que derrubaram a muralha? Com certeza não! Foi Deus quem fez a muralha cair. Como o nosso Deus é poderoso! Podemos confiar nEle sempre.
Antes que o povo entrasse na cidade, Josué deu a seguinte ordem: “Não peguem nada para si, senão Deus nos castigará. Todo ouro e prata devem ir para o tesouro de Deus. Tudo o que há na cidade deve ser destruído. Salvem apenas Raabe e a família dela”. Depois que a muralha caiu, eles invadiram Jericó e destruíram tudo! Ou melhor, quase tudo! Josué mandou que os dois espias que conheciam Raabe, cumprissem o que tinham prometido. Eles tiraram da cidade Raabe e todos os que estavam na casa dela.

Os israelitas, com ajuda de Deus, tiveram grande vitória em Jericó. Eles chegaram ... e venceram, porque o Senhor estava com eles e lhes deu vitória.
Ore sempre e faça o que agrada a Deus. Assim você também terá vitória.

A música Vem com Josué canta esta história.



E neste vídeo você pode assistir esta vitória.



Atividade: Jogo da velha com pedras para lembrar das pedras utilizadas para fazer uma coluna de pedras como agradecimento a Deus pela passagem pelo rio Jordão.




Com amor,


Encontro Kids e Babies

Nenhum comentário:

Postar um comentário