domingo, 14 de maio de 2017

Encontro KIDS --- "SANSÃO TEM A FORÇA" --- 14 de maio de 2017

Deus deu um bebê a um casal que não podia ter filhos. Esta criança era especial e tinha a missão de libertar o povo de Deus das mãos dos inimigos. Na Bíblia esta história está escrita em Números 6.2-21; Juízes 13 e 14.

Mais uma vez, os israelitas se afastaram de Deus. Seus vizinhos adoravam muitos deuses e viviam em pecado. O povo de Israel, que deveria mostrar que era o povo do verdadeiro Deus, se deixou levar pelos vizinhos e, mais uma vez, abandonou ao Senhor. Então Deus permitiu que outros povos se tornassem mais fortes do que os israelitas e os dominassem. Um deles foi o povo filisteu. Apesar de tudo, Deus não havia deixado de amar Seu povo.
Durante 40 anos os filisteus oprimiram os israelitas. Deus, então, mais uma vez, mandou um libertador para acabar com o sofrimento de Seu povo.
Havia em Israel um homem chamado Manoá. Ele e sua esposa amavam o Senhor. Eles não podiam ter filhos. Certo dia, Deus enviou um anjo para falar à mulher de Manoá: “Você terá um filho e ele é quem irá começar a libertação de Israel. Esse filho será nazireu, uma pessoa separada por Deus para um trabalho especial”. Os nazireus eram proibidos de fazer algumas coisas, como: tomar vinho, cortar o cabelo e tocar coisas mortas.
Passado algum tempo, nasceu Sansão. Todos em Israel percebiam que ele era diferente, principalmente porque tinha uma força fora do normal.
Sansão sabia que deveria conserva-se puro e andar de modo diferente dos povos ao redor (dos que adoravam outros deuses). Mas um dia ... Sansão foi passear na terra dos filisteus e conheceu uma jovem muito bonita. Sansão contou a seus pais sobre a moça, e que queria se casar com ela. Eles ficaram tristes porque era proibido aos israelitas se casar com pessoas que adoravam outros deuses. Manoá disse ao filho: “Por que não se casa com uma israelita?” “É aquela moça que eu quero! É dela que eu gosto”, respondeu o teimoso Sansão.
Infelizmente Sansão não obedeceu aos seus pais. Um dia, ele foi visitar essa moça e, no caminho, de repente, um leão o atacou. A Bíblia diz que o Espírito do Senhor veio sobre Sansão, e ele ficou tão forte que agarrou o leão e o matou. Algum tempo depois, Sansão voltou com seus pais para visitar sua namorada, e sem que seus pais vissem, ele encontrou o esqueleto do leão que havia matado, e dentro desse esqueleto havia um enxame de abelhas com mel. Ele comeu desse mel e o deu para seus pais, sem que eles soubessem. Sansão desobedeceu outra vez.
Sansão, desobedecendo seus pais, casou-se com a moça filisteia, e deu uma grande festa, de sete dias. Durante a festa, resolveu brincar de adivinhação com seus convidados. Ele disse: Do comedor saiu comida, e do forte saiu doçura” (Juízes 14.14). Ele estava se referindo ao leão que havia matado e ao mel que encontrou depois, no esqueleto do leão. Passaram-se três dias e ninguém conseguiu adivinhar. Então, resolveram procurar a esposa de Sansão e ameaçá-la. “Dê um jeito de fazer o seu marido dar a resposta da adivinhação. Se você não fizer isso, nós vamos pôr fogo na casa de seu pais e vamos queimar você junto”. Os filisteus não gostavam de Sansão e não queriam que ele ganhasse a aposta.
A mulher de Sansão implorou e ele acabou contando o enigma para ela. A moça chamou os convidados e revelou-lhes a resposta. Sansão ficou muito bravo. Então foi à outra cidade dos filisteus e lá matou 30 homens, e deu suas roupas aos jovens. Depois disso, foi para a casa de seus pais, muito aborrecido.
Então a mulher de Sansão foi dada em casamento a outro homem, que tinha sido o seu padrinho de casamento.
Algum tempo depois, Sansão foi visitar a sua mulher. Mas o pai de sua mulher disse: “Eu pensei que você a odiava, e por isso a dei em casamento a outro homem”. Sansão saiu de lá muito bravo e disse: “Desta vez ninguém poderá me culpar quando acertar as contas com os filisteus!”
Então caçou 300 raposas, pôs fogo nelas e soltou no meio das plantações dos filisteus. Ele queimou o trigo, as vinhas e os olivais. E ficaram sabendo que Sansão tinha feito aquilo porque o seu sogro havia dado sua mulher ao seu amigo. Então os filisteus foram e queimaram a mulher de Sansão e a família dela. Aí Sansão disse: “Então é assim que vocês fazem? Pois eu juro que não descansarei até que paguem por isso!” E Sansão foi para uma caverna.

O povo de Deus continuava sendo ameaçado e oprimido, então 3.000 homens de Judá foram falar com Sansão. “Nós viemos até aqui para amarrar e entregar você aos filisteus! Sansão respondeu: “Prometam que não me matarão”. “Prometemos!”, disseram eles. Então o amarraram com duas cordas novas e o fizeram sair da caverna. Quando estava junto dos filisteus ele arrebentou as cordas que amarravam seus braços e suas mãos. Encontrou por ali uma queixada de jumento. E com ela matou 1.000 homens filisteus.

Continua ...

Sansão não obedeceu a Deus e nem aos seus pais. Ele foi teimoso e desobediente ao seu casar com a moça filisteia e tocar no leão morto. E você? Como tem sido seu comportamento? Os que amam ao Senhor devem obedecer a Deus.

Vídeos que falam da vida de Sansão.





Atividade: boneco de alpiste. Fazer furinhos num copo plástico, colocar terra e plantar sementes de alpiste. Embaixo do copo pode ser colocada uma tampa para não sujar. É importante sempre deixar a terra molhada. Em 4 dias o alpiste deve começar a germinar. Você pode fazer um rosto no copo para representar Sansão, e ver como seu cabelo cresceu e era comprido.



Com amor,

Equipe Encontro Kids e Babies

Nenhum comentário:

Postar um comentário