domingo, 21 de maio de 2017

Encontro KIDS --- "SANSÃO PERDE A FORÇA" --- 21 de maio de 2017

Hoje, vamos falar mais um pouco da vida de Sansão. O povo estava longe de Deus, e foi por isso que Deus escolheu Sansão, para libertar os israelitas da opressão dos filisteus. Sansão manteve os filisteus sob controle durante 20 anos e era por eles odiado. O maior desejo deles era descobrir o segredo da super força de Sansão e matá-lo. Na Bíblia esta história está escrita em Juízes 16.

Sansão se apaixonou por uma moça chamada Dalila. De novo Sansão se envolveu com uma pessoa que não amava a Deus! Quando os inimigos souberam que Sansão estava apaixonado por Dalila, tiveram uma idéia. Foram procurá-la e lhe ofereceram muito dinheiro para que descobrisse o segredo da grande força de Sansão.
Um dia, quando Sansão foi visitá-la, ela lhe disse: “Conte-me, por favor, de onde vem a sua grande força?” Será que Sansão não desconfiou de Dalila? Não ... Ele estava muito seguro de sua força e resolveu brincar de novo com seus inimigos. “Se me amarrarem com 7 tiras de couro ainda úmidas, perco minha força e fico igual qualquer outra pessoa”, disse Sansão. Então os líderes dos filisteus trouxeram a ela 7 tiras de couro e Dalila o amarrou com elas. Os homens se esconderam no quarto e ela chamou: “Sansão, os filisteus estão chegando!” E Sansão arrebentou as cordas como se fossem linhas finas.
Outro dia, Dalila tentou de novo. E Sansão disse que se o amarrassem com cordas que nunca tinham sido usadas, ele ficaria fraco como qualquer outro homem. Dalila o amarrou com cordas novas e gritou: “Sansão acorde os filisteus chegaram”. Mas ele arrebentou tudo com muita facilidade.
Outro dia Dalila disse a Sansão: “Até agora você me fez de boba e mentiu pra mim. Diga-me como pode ser amarrado!” Ele respondeu: “Se você prender minhas tranças num tear, aí sim eu ficarei fraco”. Então, quando Sansão dormiu, Dalila fez exatamente o que Sansão lhe disse. E, de novo Sansão levantou-se rapidamente e quebrou o tear. Ao mentir, Sansão estava brincando com o pecado, que triste!
Durante muitos dias, ela reclamou, reclamou, até que Sansão perdeu a paciência e lhe disse: “fui dedicado a Deus como nazireu, desde que nasci. Se o meu cabelo for cortado, ficarei fraco como qualquer um”. Dalila mandou um recado aos filisteus para que viessem à sua casa, pois havia descoberto o segredo de Sansão. Após Sansão dormir, ela mandou que cortassem o cabelo dele. Quando Dalila gritou: “Sansão, os filisteus estão aqui!” Sansão levantou-se, todo confiante, mas ... alguma coisa estava errada ... sua força tinha acabado! Os inimigos furaram os seus olhos de Sansão e o levaram preso, fizeram-no trabalhar como um animal girando uma roda de moinho.
Sansão se afastou do Senhor. Que pena! Deus o havia escolhido para uma grande tarefa e seu cabelo comprido mostrava isso. Agora, o cabelo curto mostrava à todos sua desobediência a Deus. Não parecia mais nazireu. Apesar da desobediência de Sansão, Deus o amava muito e não o abandonou.

Os filisteus, contentes com a vitória sobre os israelitas, resolveram dar uma festa para o seu deus, Dagom. Nessa festa vieram filisteus de todos os lugares e se reuniram no templo de Dagom. Sansão foi levado ao templo para que os filisteus rissem dele, se divertissem às custas da sua humilhação. Lá no templo, Sansão pediu ao moço que o guiava pela mão que o deixasse próximo às colunas que sustentavam o templo. E ele fez sua última oração ao único e verdadeiro Deus dizendo: “Senhor Deus, peço-lhe que se lembre de mim e dá-me forças, só mais esta vez”. Sansão agarrou as duas colunas, fazendo força sobre elas, e o templo desabou matando todos os que estavam naquela festa, inclusive Sansão. Finalmente ele havia decidido obedecer a Deus e foi usado para destruir os inimigos do povo de Deus, ainda que isso lhe custasse a própria vida. Apesar de parecer uma história triste, Sansão teve vitória sobre os seus inimigos porque se arrependeu dos seus pecados.

Assim como Sansão nós temos a liberdade de escolhermos o que quisermos, mas nós devemos lembrar que não podemos escolher as consequências. Quando você sentir vontade de fazer coisas erradas procure ler a Bíblia, cantar uma música a Jesus ou falar com Deus. Escolha sempre manter sua vida pura diante de Deus. (Salmos 119.9)

Vídeos que mostram o fim da história de Sansão.





Atividade: tapa olho. Mandar fazer a base do tapa olho numa costureira. As crianças irão decorar o tapa olho com as peças escolhidas por elas, que deverão ser levadas prontas.  Sansão contou seu segredo, por isso, perdeu sua força e foi preso pelos filisteus, que o cegaram. Quando as crianças colocam o tapa olho, podem imaginar como Sansão se sentiu não podendo enxergar nada.



Com amor,


Equipe Encontro Kids e Babies

Nenhum comentário:

Postar um comentário