domingo, 26 de março de 2017

Encontro KIDS --- "O BEZERRO DE OURO + O TABERNÁCULO" --- 26 de março de 2017

Esta história pode ser encontrada na Bíblia em Êxodo 23 – 34.

O povo viu que Moisés estava demorando muito para descer do monte Sinai. Então eles se reuniram em volta de Arão e disseram: Não sabemos o que aconteceu com Moisés. Portanto, faça para nós deuses. Os israelitas trouxeram a Arão seus brincos de ouro. Ele os derreteu e fez um bezerro de ouro.
Então Deus disse a Moisés: Desça depressa porque o seu povo, pecou e me rejeitou”.
Moisés desceu do monte  carregando as duas placas de pedra com os mandamentos escritos. O próprio Deus havia feito as placas e gravado com sua mão os mandamentos.
Quando Moisés chegou perto do acampamento, viu o bezerro de ouro e o povo e ficou furioso. Ali, ao pé do monte, ele jogou no chão as placas de pedra que estava carregando e quebrou-as. Então pegou o bezerro de ouro, queimou-o no fogo e o moeu até virar pó.

E Deus deu novas instruções a Moisés: “Corte duas placas iguais àquelas que você quebrou e eu escreverei nelas as mesmas palavras que estavam nas primeiras. Eu sou o Deus eterno! Eu tenho compaixão e misericórdia, não fico irado com facilidade, e a minha fidelidade e o meu amor são tão grandes, que não podem ser medidos. Cumpro a minha promessa. Perdoo o mal e o pecado, Porém não deixo de castigar o erro”.
Moisés se ajoelhou, encostou o rosto no chão e adorou a Deus. Ele disse: “Ó Senhor, eu te peço que vás conosco. Este povo é teimoso, mas perdoa o nosso pecado e a nossa maldade e aceita-nos como teu povo.
Moisés então pediu a Deus que o deixasse ver sua glória. Deus respondeu: “Não vou deixar que você veja o meu rosto, pois ninguém pode ver o meu rosto e continuar vivo. Colocarei você numa rachadura da rocha. Cobrirei com a minha mão e você verá a minha glória. Depois tirarei a minha mão e você me verá pelas costas.”

Estava na hora de construir uma casa especial para Deus, um lugar para lhe dar graças e guardar as coisas que eram muito preciosas para Ele, como as tábuas de pedra. Deus disse a Moisés exatamente como fazê-la. Cada pessoa do acampamento contribuiu de acordo com o desejo do seu coração.
Sempre que o povo de Israel acampava, Moisés costumava armar a Tenda Sagrada a certa distância fora do acampamento, pois o povo era pecador e Deus não poderia estar no meio deles. Ela era chamada de “Tenda da Presença de Deus”, e quem quisesse consultar o Senhor ia até lá. Quando Moisés saía para ir à Tenda, o povo ficava na porta das suas barracas olhando Moisés até que ele entrasse. Depois que ele entrava, uma coluna de nuvem descia e parava na porta da tenda. Deus falava com Moisés como alguém que conversa com um amigo.
Arão e seus filhos Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar foram escolhidos por Deus para servirem-no como sacerdotes. Todos usavam vestes especiais. Arão era o Grande Sacerdote. Ele devia usar um Peitoral feito com 4 carreiras de pedras preciosas quando entrasse na Tenda e ouvisse a vontade de Deus.

O Tabernáculo era dividido em 3 recintos:
Átrio Exterior
Lugar Santo
Santo dos Santos

ÁTRIO EXTERIOR: Significa os nossos relacionamentos sociais. Muitas pessoas nos vêm, mas conhecem pouco de nós.
Utensílios:
Pia de bronze
Era o lugar onde os sacerdotes lavavam as mãos e pés antes de entrar na Tenda para queimar o incenso sagrado, ou quando apresentavam ofertas a Deus.
Altar para os sacrifícios
Tinha a forma de um quadrado, era feito de madeira de acácia e revestido de bronze.
Todos os dias deveriam ser feitos sacrifícios a Deus de manhã e de tarde.

LUGAR SANTO: Significa nossa alma. Pessoas próximas, família, amigos sabem o que se passa no nosso coração.
Utensílios:
Mesa de pães da presença de Deus
Mesa de acácia revestida de ouro.
Em cima dela todos os sábados eram colocados 12 pães sagrados oferecidos a Deus.
Significado: Comunhão e intimidade com Deus
Candelabro
Foram utilizados 34 kg de ouro para fazê-lo e as 7 lamparinas feitas para iluminar a frente do candelabro.
Arão e seus filhos deviam mantê-lo sempre ligado.
Significado: Presença do Espírito Santo em nossas vidas.
Altar de queimar incenso
Tinha forma de um quadrado, era feito de madeira de acácia e revestido de ouro.
Colocado em frente ao véu diante da Arca. Era considerado parte do Santo dos Santos mas ficava no Lugar dos Santos.
Arão devia queimar incenso todos os dias de manhã e de noite.
Significado: Estilo de vida de oração, deve ser cultivado como um hábito, para que nossa alma e nosso espírito estejam em total sintonia com Deus.

SANTO DOS SANTOS: Significa nosso espírito, onde estão nossos mais íntimos desejos e nosso verdadeiro eu. Aí só o Espírito Santo tem acesso. Tudo que é impuro deve ficar de fora.
Onde entrava apenas o Grande Sacerdote uma vez por ano.
A arca da Aliança
Utilizada para guardar as duas placas dos 10 mandamentos.
Feita de madeira revestida por ouro por dentro e por fora. Na tampa foram feitos dois querubins um de frente pro outro olhando a tampa com as asas cobrindo a tampa.

A cortina que separava o Santo dos Santos simbolizava a separação entre Deus e os homens. Esta separação foi extinta quando Jesus morreu na cruz. Este véu se rasgou e a partir daquele momento, Jesus como Sumo Sacerdote, estava fazendo o sacrifício definitivo para nos dar livre acesso ao coração do Pai. A NOVA aliança através de Jesus já foi feita e está disponível para todo aquele que quiser ser realmente liberto.
Hoje, nós somos o tabernáculo, a moradia de Deus.

Com este Tour Virtual você pode visualizar como era a Tenda da Presença de Deus.



Com carinho,


Equipe Kids e Babies

Nenhum comentário:

Postar um comentário