domingo, 12 de março de 2017

Encontro KIDS --- "A TRAVESSIA DO MAR VERMELHO + O TEMPO NO DESERTO" --- 12 de março de 2017

O que aconteceu depois que o povo foi liberto?
E o Egito, como ficou depois de todas aquelas pragas?
A continuação da história pode ser encontrada em Êxodo 13, 14, 15, 16, 17, 18, Números 20, 21

Os israelitas tinham vivido no Egito 430 anos quando foram libertos. Eram mais ou menos 600.00 homens, sem contar as mulheres, crianças e os velhos.
Durante dia o Senhor ia adiante deles, numa coluna de nuvem para guiá-los no caminho, e de noite, numa coluna de fogo, para iluminá-los, e assim podiam caminhar de dia e de noite. A coluna de nuvem não se afastava do povo em momento algum.
Quando contaram ao rei do Egito que os israelitas tinham ido embora ele mudou de idéia. Os egípcios saíram atrás dos israelitas e os alcançaram onde eles estavam acampados, na beira do mar Vermelho.
O Senhor disse a Moisés: “Diga ao povo que marche. Levanta o bastão e estenda sobre o mar. A água se dividirá, e os israelitas poderão passar em terra seca, pelo meio do mar”.
Moisés estendeu a mão sobre o mar, e Deus fez com que o mar recuasse. Os egípcios perseguiram os israelitas e foram atrás deles até o meio do mar com todos os seus cavalos, carros de guerra e cavaleiros.
Moisés estendeu a mão sobre o mar, e o mar voltou ao normal. As águas voltaram e cobriram todo o exército egípcio. E não sobrou nenhum egípcio com vida.
Então Moisés e o povo cantaram ao Senhor. Miriam tocou o tamborim e todas as mulheres saíram atrás com tamborins e dançando.

Então Moisés levou o povo de Israel do mar Vermelho para o deserto de Sur. Eles caminharam três dias no deserto e não acharam água. Então chegaram a um lugar chamado Mara, porém não puderam beber água dali porque era amarga. O povo reclamou com Moisés e perguntou: “O que vamos beber?”
Então Moisés pediu socorro a Deus, e o Senhor lhe mostrou uma árvore que lançou na água e ela ficou boa de beber.

Mas no deserto de Sur todos novamente começaram a reclamar: “No Egito nós podíamos comer carne e outras comidas.
À tarde apareceu um grande bando de codornas. E no dia seguinte, de manhã, havia, em volta de todo o acampamento, um alimento que era parecido com uma sementinha branca e tinha gosto de bolo de mel. Os israelitas deram a ele o nome de maná.

Apesar de Deus sempre provar o seu cuidado com o povo, eles sempre voltavam a reclamar.
O povo de Israel acampou em Refidim. Lá eles outra vez eles se queixaram com Moisés: “Dê-nos água para beber”.
O Senhor disse a Moisés: “Eu estarei diante de você em cima de uma rocha, ali no monte Sinai. Junto com seu irmão reúna a comunidade e diante dela fale àquela rocha, e ela verterá água.
Então Moisés pegou a vara que estava diante do Senhor, ergueu o braço e bateu na rocha duas vezes. Jorrou água, e todos beberam.
O Senhor porém disse a Moisés e Arão: Como vocês não confiaram em mim para honrar a minha santidade à vista dos israelitas, e ao invés de falar a rocha, bateram nela, vocês não entrarão na terra prometida.

Então o rei Amaleque veio para lutar contra o povo de Israel. Moisés disse a Josué: escolhe homens e vai para a guerra. Eu estarei no alto do monte e Deus estará na minha mão.
Quando Moisés levantava a sua mão, Israel vencia, mas quando ele abaixava, Amaleque tinha vantagem. Então Ur e Arão seguraram a mão de Moisés até que Israel venceu.

Jetro ouviu todas as coisas que Deus tinha feito por Moisés e povo, então trouxe Zípora e seus dois filhos: Gerson e Eliézer ao encontro de Moisés.

Partiram eles do monte Hor pelo caminho do mar Vermelho, para contornarem a terra de Edom. Mas o povo ficou impaciente no caminho e falou contra Deus e contra Moisés, dizendo: “Por que vocês nos tiraram do Egito para morrermos no deserto? Não há pão! Não há água! E nós detestamos esta comida miserável!”
Então o Senhor enviou serpentes venenosas que morderam o povo, e muitos morreram.
O povo foi a Moisés e disse: “Pecamos quando falamos contra o Senhor e contra você. Ore pedindo ao Senhor que tire as serpentes do meio de nós”. E Moisés orou pelo povo.
O Senhor disse a Moisés: “Faça uma serpente e coloque-a no alto de um poste; quem for mordido e olhar para ela viverá”. A condição da cura era muito simples quem se arrependesse e fosse até a serpente seria curado.
Moisés fez então uma serpente de bronze e a colocou num poste. Quando alguém era mordido por uma serpente e olhava para a serpente de bronze, permanecia vivo.

Assistam os vídeos para entender a história ...






Atividade: fazer fantoche de cobra com colher de madeira.




Como é feia a ingratidão!
Quantas vezes nós também somos como o povo de Israel, que não era a grato a Deus por tudo que Ele fazia por eles: libertou-os do Egito, guiou-os pelas colunas de nuvem e fogo, alimentou-os com codornas, maná e água e protegeu-os nas guerras contra os inimigos.
Ore a Deus agradecendo por tudo o que Ele tem dado a você.

Com carinho,


Equipe Encontro Kids e Babies 

Nenhum comentário:

Postar um comentário